26 março, 2007

certficado de habilitaçoes

Aqui à uns dias fui a um desses centros, agora criados, que têm como objectivo comprovar a qualificação dos cidadãos, sem que tenham estudado, mas sim pela escola da vida, pela experiencia prática do dia-a-dia.
Estava lá eu e para surpresa minha, ao meu lado encontravam-se vários ilustres políticos e dirigentes desportivos, sendo que muitos acumulam as duas funções, entre muitos outros, estava sobrelotado o tal centro.
Cheguei primeiro que eles, mas obviamente eles foram atendidos primeiro que eu.
Dirigi-me à funcionária, e a nivel de curiosidade, perguntei o que lá fazia gente como o Valentim Loureiro ou o Pinto da Costa entre outros. Respondeu-me a funcionária de pronto, que procuravam obter certificados para exercer advocacia. Fiquei espantado, sem perceber porquê e a dita funcionária explicou-me então a situação.
Os juizes estudam para fazer cumprir a lei, logo não podiam enveredar por esse ramo, contudo, os advogados tiram um curso para aprender a fugir e a contornar a lei o mais possivel, daí que esta malta está completamente habilitada a exercer advocacia sem nunca terem tirado um curso.

Sem comentários: