15 outubro, 2007

Ide chorar ao c... santuário de fátima

Não percebo...
Ja tentei mas não percebo....

Nossa Senhora de Fátima aparece em Maio e desaparece em Outubro. Está visto que ela não gosta do frio... Também depois em Dezembro ela tem que ir dar à luz o Messias e depois do carnaval chorar a morte dele... não tem uma vida facil... e por volta de março ainda tem que engravidar virginalmente...

Cada qual tem a sua profissão e ela tem esta... não censuro...

Já as milhares de bestas que vão a Fátima, essas sim censuro... Muitas vão a pé, em dias de semana, doentes... Não devem ser todos desempregados... É malta que está a faltar ao emprego e que se calhar nos seus empregos se negam a isto ou a aquilo porque estão cansados ou doentes... mas em fátima não ha doentes... isso sim e milagre...

Mas o que eu não suporto é o 13 de Outubro... Onde são derramados milhares de litros de lágrimas... Mas porquê?

Porque Nossa Senhora se despede?

Meus amigos... Ela volta no ano seguinte em Maio... É das poucas certezas que temos na vida...
Mais... aquilo é um andor, uma estátua... Irá fugir???
E o mais estúpido... Ela é apenas arrumada dentro da capela... Se querem vê-la por exemplo em fevereiro é só ir à capela...

... Católicos... dassseeeeee....

13 comentários:

culpa in abstracto disse...

um conselho : nao escrevas de uma forma tao extremista. a tua mensagem acaba assim por perder a força pretendida.

segundo conselho, a intrasigencia religiosa nao te levará certamente a um maior bem-estar com o teu(suponho) ataismo. ou sera que a felicidade dos outros te provoca um certo comichao na pele..?

lol so 2 pequenos reparos perante um assunto ao qual sou bastante sensivel. mas nao deixes de escrever. eu gosto.

CB disse...

Costumo passar por aqui e sempre achei piada e gostava de ler o que escrevem.
No entanto, este post parece-me completamente indelicado! Se há coisa que não admito é que gozem com a fé e os sentimentos dos outros. Se há coisa que admiro imenso são aqueles que mesmos declarando-se ateus conseguem respeitar a fé dos outros!!!
Por muito que aquilo que se passa em Fátima nos possa chocar ou parecer ridiculo talvez se não olharmos para aquelas lágrimas como lágrimas de despedida mas como lágrimas de emoção, de um momento em que pela mente daquelas pessoas tanta coisa deve passar, talvez assim a nossa atitude seja só uma: RESPEITO!!!

RHS disse...

sou um traste... vou pró inferno...

Anónimo disse...

Ao menos não vais para Fátima...

Unknown disse...

Bem.. de facto acho que há duas coisas muito diferents no que se refere ao catolicismo.

1) A instituição, e essa sim, poderá e deverá ser crititicada "a torto e a direito" de uma forma radical e "sem pena nem glória". Ou seja, tomemos a mesma actitude que essa mesma instituição tomou, quando deixou de ser uma religião perseguida passasndo a perseguidora.
Ela foi (e é) impiedosa. Mas apenas enquanto instituição.

2) os Crentes, e aqui entramos num campo completamente diferente.
Os crentes sãoa atua mae, a minha, o primo, a avózinha e aquele padre que passou por aqui, que era missionário, e simplesmente a pessoa mais interessante e fascinante que poderiamos alguma vez conhecer.
O problema de criticar os crentes pelas suas crenças são também dois: a quase certeza que não teras deles qualquer audiencia, quanto mais "chama-los a razão"(esta expressão vem com muitas reservas, como é obvio), e o erro crasso de te considerares em algo superior a eles.

"Estarmos certos da existência de Deus e estarmos certos da inexistência de Deus parecem-me ser os extremos confiantes num assunto tornado tão misterioso pela dúvida e pela incerteza que inspira na verdade muito pouca confiança" Carl Sagan,in "Cerebro de Broca"

A questão é: Estar certo que ele não existe é no minimo TÃO crente e religioso como estar certo que existe.

Anónimo disse...

Mas quem é que disse que não ser católico é ser ateu? Isto do fanatismo provoca estas coisas: só vêm para a frente, com umas talas dos lados como os burros... não acreditar na instituição não implica ser descrente, antes pelo contrário... há pessoas que pensam por si e não precisam de ter mandamentos...

Como fica bem invocar alguém conhecido, aqui fica um pensamento do Eistein do qual concordo plenamente... "...a biblia não transmite a imagem de um Deus benévolo, mas antes de um Deus ciumento, que exige fidelidade cega, que causa temor, sacrifica (...) por que razão pune Ele as criaturas da sua criação?.. Não estará a julgar-se a si próprio? Foram feitas à sus imagem...."
Para mim Deus é bem diferente do que apregoa a igreja.. Uma religião que trata a mulher como um acessório? Antes de se orgulharem de ser católicas leiam a Biblia!! Que não foi Deus que escreveu, mas um bando de homens...

RHS disse...

É curioso... vocês é que não aceitam a minha opinião e eu é que sou extremista e não tenho respeito pela fé dos outros... discriminar as pessoas pela religião é um acto da vossa religião. Será essa a vontade de Deus?

Unknown disse...

Como podes chamar outros de fanáticos quando és a primeira e única a partir para o insulto?
Já reparaste que a conversa ia apenas uma troca de opiniões, até vires aqui chamar burro e outras coisas a toda a gente?


Ora bem: frases como: “Não pertenço a nenhuma religião”, e “Quando me perguntam a minha religião apenas respondo que acredito no homem seja ele bom ou mau”, são bastante esclarecedoras do ateísmo de alguém. Se não fosse pelo facto de a religião ser definida como: “crença na existência de uma ou mais forças sobrenaturais”( e basta colocares um não atrás), é pelo facto do rhs demonstrar que apenas acredita no Homem! Entendido?

Lololol. É incrível como te consegues contrariar tanto num só comentário.
Criticas o facto de se partir de não católico para ateu, e partes tu de (SUPONHO (e ponho o “suponho” em maiúsculas, pois ta visto que não leste o “suponho” da culpa in abstracto));“um assunto ao qual sou bastante sensível”, e de uma mera defesa dos crentes (na qual a paginas soltas nem se quer incluiu), para catolicismo: “Antes de se orgulharem de ser católicas…”. Aliado a isso, é o facto de não teres visto a divisão que fiz entre instituição e crentes.

Já agora, Einstein era um defensor afinco de Deus, talvez não do cristão, mas também, apenas tu viste essa critica nos textos acima. Ninguém defendeu Deus, ou o cristianismo/catolicismo. E nem sei como lá viste isso. Antes de partires para uma crítica tão pejorativa e radical, tenta ler e perceber o que está escrito.

Um pequeno P.S.. Pior é ainda usares de uma crítica para fazeres exactamente o que criticas (e nem vou falar de talas dos lados nem afins, senão caía no mesmo erro).
Não se trata de invocares alguém porque fica giro, trata-se de conheceres um pensamento “do qual concordo plenamente”, e concederes os respectivos direitos de autor….ao autor. Trata-se de uma questão de princípios, como o respeito. Princípios que até tu, mesmo que partas para o insulto e para a estupidez, certamente conheces.

Anónimo disse...

Eu não insultei ninguém. O que disse foi que os fanáticos PARECEM que têm umas palas dos lados como a dos burros... Não sabia que eras fanático... Nem percebo porque te cortaste...

Unknown disse...

O teu comentario é para quem confundiu nao catolicismo com ateismo. E a não ser que te tenhas enganado no blog, obviamente te estavas a referir as pessoas que aqui tinham escrito.
Depois, dizer "parece" de longe altera a intenção de algo que digas. E a intenção que querias dar era obvia, metesses os "pareces" que quizesses.

Segundo, eu não "me cortei", eu disse que tu partiste para o insulto. Não que partiste para me insultar...a mim.(e quanto aquela do "Como fica bem invocar alguém conhecido", imaginei que te referias a outro alguém)

Como já te disse, tenta ler e perceber o que está escrito, principalmente se vais crititar por não terem lido bem o que está escrito.

Anónimo disse...

Antes de mais, o parece foi engano. Não penses que me ia defender com isso. Até porque não me quero defender.
Se TU lesses bem e percebesses português vias que não chamei burro a ninguém. Falei nas palas que os burros usam para explicar o só ver um caminho...
Acho que não tens qualquer tipo de moral para dizer que insultei ou não, porque dizeres que o rhs se sente superior, ou a páginas soltas o chamar de mal-educado, indelicado e extremista, não me parece um elogio. Acho que ele tem o direito a escrever a sua opinião sem ser insultado. Quanto a ter-me contrariado,... eu não concordo com tudo o que ele escreveu no post, simplesmente não gosto que ofendam quem gosto É um defeito que tenho: sinto-me ofendida. E tu percebes bem isso, pois fizeste exactamente o mesmo.
Devias ler tu melhor as ofensas que lhe fizeram e parar de achar que estavam apenas a comentar... ele não invadiu o espaço de ninguém, nem obrigou a ouvir a sua opinião...simplesmente escreveu. Eu, apesar de não concordar com tudo, conheço os seus motivos… talvez se tentasses fazer o mesmo, não precisasses de o insultar.
E sim, não pertencer a nenhuma religião não implica ser ateu.
Mera defesa dos crentes? Se é bastante “sensível a esse assunto”, não venhas dizer que não se inclui.. mas isso é indiferente. Na tua opinião os devotos podem escarnear como quiserem… mas se os SUPOSTOS não crentes o fazem…. Sentem-se superiores!!
Eu não vi catolicismo nem nada dessas coisas. Disse que vi???Apenas expus a minha opinião e, tal como o rhs, partiram para o insulto. Mas ok! Eu é que sou fanática e mal-educada.

RD disse...

RHS, eu, como tu, também acredito no Homem e não sigo qualquer religião.

As religiões são feitas por homens como nós e na minha opinião, resumem-se a conjuntos de rituais que são impostos às pessoas para reger as suas vidas. Poderemos considerar umas mais acertadas do que outras, mas o padrão que utilizamos para tal classificação continua a ser objecto de alguma controvérsia (delc, acabei de me recordar de uma certa troca de impressões que tivemos a propósito da mutilação genital, lembras-te?). Ainda assim, defendo uma referência universal que se baseie naquilo que são os Direitos Humanos, acima de qualquer religião. Mas pergunto-me se não será também isso uma religião...

Qualquer um de nós que consiga ser suficientemente inovador nas suas ideias e habilidoso comunicador para as transmitir (como o foram Jesus, Maomé, Buda...) pode fundar uma religião! Outra coisa bem distinta, é a fé! Essa, não se compra, não se vende, não se dá, não se contagia, não se herda... Encontra-se dentro de cada um!

Por isso, subscrevo totalmente o que disseram paginassoltasdavida e del_cimetrado! As ideias fundamentais são: respeitar os outros e distinguir entre a Igreja como instituição e a fé católica, a qual ainda faz muitas coisas boas por muita gente.

Respeito as crenças e as opiniões dos outros, não os agredindo pessoalmente, nem ridicularizando aquilo em que acreditam e defendem. Contudo, se me pedirem para explicar por que não acredito em Jesus como filho de Deus, por exemplo, terei de esgrimir os meus argumentos e com isso, mesmo não querendo, ferir a susceptibilidade dos que acreditam.

Ter fé pode ser encarado como uma benção. Em certa medida, fica mais fácil viver-se quando se acredita em algo, do que quando não se acredita. Recordo Miguel Torga, quando disse: «Deus, o pesadelo dos meus dias: tive sempre a coragem de o negar, mas nunca a força para o esquecer!».

RHS, embora concorde com algumas das tuas posições relativamente à Igreja como instituição, creio que fôste muito indelicado e nada respeituoso na forma como as expuseste e essa foi, para mim, a questão essencial que despoletou toda esta discussão. Parece-me que houve grandes confusões nas críticas ao teu post.

De qualquer forma, sendo tu um “traste” e tendo em conta que há quem defenda que isto já é o inferno... Bem-haja o fogo da eterna discussão! Lol ;)

Anónimo disse...

Que nunca te doa a língua e a verve, irmão!
Não desistas, pois temos que fazer o trabalho dos idiotas úteis que pregam...a calminha...

http://ideprafatima.blogspot.com/