23 outubro, 2007

Fanatismos

A minha irmã foi este ano para uma escola nova, a quase vinte quilómetros de casa.
A minha mãe, católica, ou temente a deus, decidiu pela minha irma que ela tinha que ter educação moral religiosa católica... Para quem não sabe, isto é uma espécie de disciplina... uma catequese que se dá nas escolas...

Por azar, a minha irma tem que ir um dia de propósito ao fim da tarde para ter cinquenta minutos desta "disciplina"... Tentou anular mas não se pode... Português e matemática podemos anular mas esta "disciplina" não.... Estranho... Talvez o Salazar achasse normal... Mas hoje em dia, inseridos na europa, país não só de emigração mas também de imigração... com várias culturas, mentalidades e credos não entendo o que faz a Igreja apegada ao Estado... Foi assianada uma concordata em 2004... Estranho... A todos os níveis estranho....

Compreendo que temam que os professores de moral fiquem sem emprego... eu também tenho um trabalho precário, numa empresa que tanto é privada como do Estado, conforme os interesses, e não vejo o Estado criar uma lei que me garanta emprego...

Mais... Quando expus esta opinião na secretaria da escola, por acaso nao me acusaram de falta de respeito ou extremismo, mas acusaram-me de ser fanático... Que parecia jeovã ou do reino de deus... A minha resposta foi que apenas não sou católico porque não gosto de me associar a seitas...

Mas vendo bem... os fanáticos talvez sejam os católicos... Se a dita "disciplina" se chamasse educação moral e religiosa jeovã ou islamica será que aceitariam matricular os seus filhos?
Que durante quarenta dias não comem carne porque jesus fez o mesmo? Que baptizam os filhos sem consultarem a vontade deles porque nascemos com o pecado original? Que repudiam o sexo que não seja feito com o intuito de procriar?

Para não me alongar deixo um apelo aos católicos...
Não tenham medo nem se sintam culpados...

Se praticamos o mal ou se somos maus, a culpa não é nossa, foi Deus que tudo criou e nos fez à sua imagem, logo o erro é apenas dele... foi ele que nos fez assim...

1 comentário:

RHS disse...

Não... Não pertenço a nenhuma religião... Sou de familia tradicionalmente católica e também eu fui baptizado e fiz todas as práticas da igreja... menos a pedofilia... Quando me perguntam a minha religião apenas respondo que acredito no homem seja ele bom ou mau... mas se perguntarem uma segunda vez.. digo que sou católico... nunca sei o que me poderá acontecer...