19 maio, 2008

Concorrência desleal...

Não sei se já repararam mas está a acontecer uma injustiça à qual não posso calar...

Entre os santos cada qual tem a sua especialidade. Temos três grandes tipos... Os santos médicos, os santos sociólogos/psicólogos e os santos advogados... Temos santos que curam calos e cravos, hemorróides ou problemas de coração... Temos os que nos livram das más companhias, aconselham ou nos arranjam o par ideal para casar e temos os que protegem os pescadores, bombeiros, etc...

Até aqui tudo bem... Cada santo ganha a vida como quer e pode... E não é fácil ser-se santo... Atura-se muita gentinha que meus senhores mais valia estarem quietos... E depois não é fácil andarem no meio de flores apaneleiradas nas romarias, se bem que vão em ombros... Mas por exemplo não é fácil passarem o dia a caírem a baixo do altar sempre que alguém faz algo raro e improvável...

O problema maior está... na Santa Rita... Ela é a santa de todas as causas... Ora, tenho por teoria que quem faz muitas coisas é porque não é muito bom em nenhuma... mas as pessoas não pensam nisto... Como ao domingo de manhã têm vários problemas não vão peregrinar a várias igrejas... Preferem uma que trate tudo (tipo o senhor Pacheco da escola)... Uma espécie de santa de clínica geral...

Mas isto coloca à beira do desemprego muitos santos...

Eu como sou Santos de nome proponho-me a ser o santo padroeiro dos santos... Uma espécie de bastonário... Ou então fico-me pelo santo da estupidez e da parvoíce... Um bestonário...

4 comentários:

RD disse...

Que doido, RHS!

Sempre fui apreciadora do teu sentido de humor, tão sarcástico e acutilante.

Conseguiste caricaturar algo que eu sempre considerei absurdo, mas tem cuidado com a forma como usas as palavras, não vá acontecer como da outra vez, em que houve grande polémica neste blog, precisamente à custa do tema religioso. Estás lembrado, não é verdade?

Na verdade, não tem qualquer lógica essa "profissionalização" dos santos, assim como não tem lógica haver Uma Nossas Senhora disto e daquilo. Afinal, com todo o respeito devido, a senhora em questão (senhora como referência a mulher) foi só uma!!!

E de tantas incongruências como esta está cheia a Igreja Católica (que eu distingo da fé, apesar das suas evidentes pontes de união)! Feita por homens para homens. Por isso me afasto da Igreja. Não consigo confiar!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Tas a dizer que o senhor Pacheco não era bom a coisa nenhuma????? Eu mato-te pah!!!

Aquele home é um santo!

Unknown disse...

*(ele ainda tá vivo, ou tá beatificado?)